Redinha, Praia do Forte e Areia Preta: veja trechos impróprios para banho nesta semana na Grande Natal
13/07/2025
(Foto: Reprodução) Pontos são considerados como impróprios até a a próxima quinta-feira (17). Análise é feita diante da quantidade de coliformes termotolerantes encontrados na água. Praia de Areia Preta, em Natal
Anadelly Fernandes/ARQUIVO
Seis trechos da Grande Natal foram considerados impróprios para banho neste fim de semana - 12 e 13 de julho - segundo o último boletim de balneabilidade do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (Idema).
📳Participe do canal do g1 RN no WhatsApp
Os pontos são considerados como impróprios até a a próxima quinta-feira (17), já que o próximo boletim semanal divulgado pelo Idema está para a sexta (18).
Os trechos em questão são:
Foz do Rio Pirangi, em Nísia Floresta;
Rio Pirangi (Ponte Nova), em Parnamirim;
Rio Pirangi Pium (Balneário Pium), em Parnamirim;
Escadaria de Mãe Luiza (Areia Preta), em Natal;
Praia do Forte, em Natal;
Redinha (Rio Potengi), em Natal.
O Idema analisou 33 pontos de banho na Grande Natal, entre praias, rios e lagoas. Os trechos analisados ficam em Natal, Parnamirim, Nísia Floresta e Extremoz.
Como é feita a análise?
➡️ Segundo o Idema, para ser feita a avaliação é analisada a quantidade de coliformes termotolerantes - também chamados de fecais - encontrada nas águas. A classificação segue normas estabelecidas no Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
Os pesquisadores usam os resultados de cinco semanas consecutivas, para avaliar se o trecho está impróprio ou não. Se dois ou mais desses resultados possuírem mais de mil coliformes fecais por 100 ml de água, a praia é classificada como imprópria.
O estudo, que faz parte do Programa Azul, é uma parceria entre o Idema, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN) e a Fundação de Apoio à Educação e ao Desenvolvimento Tecnológico do RN (FUNCERN).
História da Praia de Ponta Negra, em Natal
Vídeos mais assistidos do g1 RN